Redação
O cantor Zezé Di Camargo e sua esposa, a jornalista e influencer fitness Graciele Lacerda, adotaram cinco cavalos que foram resgatados de um abatedouro clandestino em Anápolis, na região central de Goiás. Os animais foram levados para a fazenda "É o Amor", em Araguapaz, onde o casal mantém um espaço dedicado ao cuidado de animais resgatados.
Segundo Graciele, os cavalos chegaram à fazenda no início de setembro e já estão bem adaptados, convivendo com os outros animais do local. “Estamos preparando todo o suporte para eles. E, futuramente, a gente pretende resgatar mais”, afirmou em entrevista ao g1.
Os equinos foram encontrados em condições críticas durante uma operação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Civil, Polícia Militar e Batalhão Rural. De acordo com as autoridades, os animais estavam debilitados, desnutridos, com fraturas e ferimentos, além de não terem acesso a água ou alimento. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informou, na época, que o local era usado para o abate clandestino de cavalos, cuja carne poderia ser destinada à transformação industrial.
Em março deste ano, ao tomar conhecimento da situação, Zezé anunciou publicamente que adotaria os animais para "dar um resto de vida decente" a eles. A ação faz parte de um compromisso pessoal do cantor com a causa animal. A fazenda onde vivem os cavalos chegou a ser utilizada para abate de gado no passado, mas Zezé abandonou a prática e, atualmente, o espaço é destinado apenas à criação de gado nelore puro e projetos de melhoramento genético, como ele revelou em entrevista ao Globo Rural em 2024.
Além do acolhimento dos cavalos, o casal também está promovendo melhorias no canil da fazenda, que abriga 15 cães resgatados. A estrutura passará por uma ampliação para garantir mais espaço e segurança aos animais.
“Uma vez ou outra, um cachorro fugia porque a fazenda é aberta. Agora, a gente está aumentando esse espaço do canil, para eles terem mais liberdade e não correrem risco de fugir”, explicou Graciele.
Ela também contou que, apesar do canil ter sido construído apenas no ano passado, o casal resgata cães de rua há mais de 12 anos. “A primeira foi a Meg, que o Zezé resgatou em Capelinha, em Minas Gerais, em 2013. A gente pega cachorros de rua, doentes... já pegamos cachorro com barriga aberta, de tudo quanto é jeito. Nós cuidamos, tratamos e eles ficam lá”, relatou.
O trabalho voluntário de Zezé e Graciele vem sendo elogiado por defensores da causa animal e mostra o envolvimento do casal com o bem-estar dos animais em situação de abandono e maus-tratos.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !